Iluminação Pública do centro de Itabuna é recuperada, anuncia governo

Mais de 20 mil metros de cabos de energia elétrica já foram recuperados
Ascom

 

A prefeitura de Itabuna já recuperou mais de 20 mil metros de cabos de energia elétrica pública e substituiu lâmpadas queimadas na Avenida Amélia Amado, entre a Rua Antônio Muniz e a entrada da Avenida Itajuipe, no centro da cidade. O diretor do Departamento de Iluminação Pública e Áreas Verdes, Mariano Rabelo, disse que a área foi alvo da ação de vândalos e por isso estava às escuras.

Segundo Mariano Rabelo, a polícia descobriu o furto de cabos de energia por meio de uma denuncia anônima, que está sendo investigada. Ele adiantou que mensalmente a prefeitura faz a reposição de mais de 400 lâmpadas em substituição às queimadas. O procedimento é realizado diariamente nos bairros e centro da cidade, no que ele considera um trabalho de rotina.

O trabalho de reposição de lâmpadas em refletores também já foi feito em campinhos de futebol dos bairros São Pedro, Pedro Jerônimo, Zizo, Daniel Gomes e Núcleo Habitacional da Ceplac. A próxima etapa será nos campos dos bairros Lomanto Junior e Maria Matos (Rua de Palha).  “A proposta do prefeito Vane é ter uma cidade bem iluminada para garantir a segurança e o bem estar de toda a população”, reforçou o diretor.    

O diretor do Departamento de Iluminação Pública informou também que os operários trabalham nesta semana na área entre o Centro Comercial e a Estação Rodoviária Francisco Ferreira da Silva na substituição de lâmpadas mistas por metálicas de 150 watts. De acordo com Mariano a prefeitura aguarda uma posição da Coelba para recolocar um poste de iluminação na avenida de acesso ao Hospital de Base visando reforçar a iluminação na área.

Em paralelo, a prefeitura trabalha para recuperar as bases das torres de iluminação da Praça Olintho Leone, no centro da cidade, que estão enferrujadas. Mariano disse que a previsão é substituir todas as bases, mas o serviço está sendo feito por etapa para evitar transtorno. A Praça Octávio Mangabeira e toda a extensão das avenidas Mário Padre e Aziz Maron já tiveram revisados os sistemas de iluminação pública. 

Para Mariano Rabelo, a colaboração da comunidade na fiscalização de possíveis locais às escuras ou que venham a sofrer ações de vândalos é bem vinda, principalmente através de denúncias e reclamações. Os contatos podem ser feitos pelos telefones de serviço 8848-6252 (Mariano) ou 8838-3188 (Jamily). No caso do furto de cabos de energia ou quebra de lâmpadas por parte de vândalos, a denuncia pode ser feita diretamente à Policia pelos números 190 ou 197. A ligação é gratuita.